IELTS - International English Language Testing System
Por que tormenta? Vamos tentar entender.
Este exame compreende quatro componentes: Listening, Reading, Writing e Speaking. A média das quatro notas (ou Bands) é o "Overall Band Score", sendo que a tabela de pontuação vai de 0 a 9.
O Speaking nada mais é do que uma entrevista (oral) feita cara-a-cara com o examinador e costuma a durar em torno de 15 minutos. Para mim, esta é a parte mais divertida do exame pois eu adoro conversar e interagir em inglês.
A outra etapa da prova é toda escrita e é realizada em uma só sentada. Ou seja, qualquer três horinhas seguidas e sem intervalo....coisa boba, né? Nem tanto.
É quase inevitável sair sem aquela dorzinha de cabeça e pescoço.
E, assim como prova de vestibular (lembra???) quando vai chegando ao final não resta quase cota nenhuma de paciência para raciocinar.
Lembro de alguém, uma certa vez, ter comentado que o IELTS é meio vampiro: suga todas suas energias. Rs.
Anyway, dando prosseguimento...
A prova escrita começa pelo Listening, que dura em torno de 30 minutos. Geralmente as primeiras questões são mais fáceis e depois o grau de dificuldade vai aumentando (ou não). Este "ou não" na verdade traduz a aflição que foi fazer a minha última prova do IELTS (sim eu já o fiz mais de uma vez, mas depois eu explico melhor) onde eu fui pega de surpresa com a quantidade - acima do normal - de pegadinhas durante toda a prova. Grrrrrr.
Quando a gente acha que já está por dentro de todas as manhas, vem aquela rasteira! E olha que eu não era inocente, já conhecia a prova e já havia treinado bastante também.
Desta última vez, até aula particular com professor de inglês eu tinha feito!
Acho que o pior golpe neste último Listening foi relacionado ao spelling, que é a habilidade se escrever a palavra corretamente, sem errar nenhuma letrinha.
Eis que eu estava ouvindo a gravação e escrevendo as respostas nos espaços em branco, quando surge a palavra "cobre" em inglês! Poxa! "Cobre" é sacanagem.... eu sou uma mera mortal, que, vale a pena ressaltar, não trabalha com mineração. Então? Vocês sabem como se escreve "cobre" em inglês?
Eu fui pelo som que eu escutei e escrevi "Coper" - por que soava assim kó-per.
Mas no final das contas era com "double" p: "Copper".
PEGADINHA DO MALANDRO!!!!!! hahahahaha.
Depois da primeira derrota, a vida continua, e assim a prova também.
É chegada a hora do Reading, que tem uma hora de duração. Esta etapa não é difícil, mas exige muita parcimônia, ou seja, cautela.
O desempenho está intimamente ligado ao grau de "densidade" dos textos e aos tipos de questões. Neste momento é onde você começa a perceber que o tempo é um de seus inimigos. Às vezes, pode ser que você saiba responder corretamente todas as questões mas não consiga completar a prova à tempo. Tenso.
Por último, mas não menos importante, vem o Writing. Juro que o meu coração até palpitou mais forte quando eu terminei de escrever este nome.
O Writing, para mim, tem sido o maior desafio da prova. Não por falta de gramática ou de vocabulário, mas por outras questões:
1) Tempo
O tempo é extremamente curto para realizar as tarefas. Sendo que, tratam-se de textos complexos, a exemplo do "Report" que é um texto baseado na análise de gráficos e tabelas (20 min para ler, entender, pensar e escrever no mín. 150 palavras). Já o outro texto, "Essay", é uma dissertação que deve estar sempre amparada por fatos que sustentem seus argumentos e as diferente visões críticas em torno do assunto (40 min para ler, entender, pensar e escrever no mín. 250 palavras).
Isso tudo já parece difícil em seu próprio idioma....imagine em outro.
2) Cansaço
Por ser a última etapa da prova, a essa altura a pessoa já está pra lá de Bagdá.
Sem contar a dificuldade de concentração. Você canaliza todas suas forças para tentar construir um pensamento claro e direto, mas às vezes a sua taxa de combustível já está na reserva e você fica sem saber até quando o motor vai continuar funcionando. Rs.
3) Objetividade
Esta é uma palavra que pode mudar o rumo da sua nota.
Recentemente eu descobri que às vezes eu peco por falta de objetividade ao escrever sobre algum assunto. Ocasionalmente, acontece de você começar a falar sobre um assunto mas não explorar os principais aspectos a respeito dele, ou até mesmo ficar repetindo as mesmas ideias.
A primeira vez que eu fiz este exame foi do tipo "General Training" para o processo de visto, onde eu precisava tirar no mínimo 4.5 nos quatro componentes.
O primeiro resultado foi:
Listening 7.0 Reading 6.5 Writing 6.0 Speaking 8.0 Overall Band Score 7.0
A segunda vez que eu fiz o IELTS foi do tipo "Academic Module" para o processo de registro profissional, onde eu precisava tirar no mínimo 7.0 nos quatro componentes.
O segundo resultado foi:
Listening 6.5 Reading 7.5 Writing 6.0 Speaking 8.0 Overall Band Score 7.0
Resumindo...eu sou Band 7 = "Good user".
Contudo, terei que tentar novamente alcançar 7.0 em todas as partes da prova.
Aí eu te pergunto:
É justo uma pessoa que tem fluência em inglês (por que foi isso que o meu professor canadense disse para mim) ter que repetir um exame tão caro como este (R$440,00) por questões que vão muito além do conhecimento do idioma?
É no mínimo frustrante. Principalmente por que você nunca vai ter a certeza que da próxima vez você vai conseguir o score que precisa. Além de tudo, dinheiro não dá em árvore!
Por isso, eu concluo hoje dizendo que estou em uma fase de estudos bipolar: da euforia à depressão. Rs.
Ora consigo estudar e manter a positividade, ora me encontro desestimulada com a possibilidade de falhar novamente.
A busca pela determinação é incessável.
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